Notícias & Negócios > AFEAL comemora sucesso do ‘Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio’

Tendências e importantes discussões sobre o setor de esquadrias e fachadas de alumínio marcaram os dois dias de evento

Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento AFEAL'30

Cerca de 400 pessoas entre arquitetos, engenheiros, fabricantes de esquadrias, estudantes, além de representantes da cadeia produtiva da construção civil estiveram presentes no ‘Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio’, nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório APAS - Associação Paulista de Supermercados -, em São Paulo. Realizado pela AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio - em comemoração aos 30 anos de sua fundação, o evento contou com palestras de renomados arquitetos e engenheiros, do Brasil e do mundo, além de debates entre as principais entidades setoriais da construção civil.

Segundo Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL e coordenador do evento: “Esse é o primeiro evento internacional realizado pela AFEAL nesses 30 anos de vida da entidade. O evento comprova a evolução que o setor vem registrando nesse período. Estamos felizes por conseguirmos reunir e falar diretamente com diferentes públicos sobre o futuro das fachadas e esquadrias de alumínio no Brasil e no mundo. Isso demonstra que estamos no caminho certo”.

Fernando Rosa (Gerente Geral da Afeal ) foi um dos mediadores do Talk Show

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos de importantes arquitetos internacionais, como o do inglês Joe Witchell que destacou a tendência londrina de construção de arranha-céus, e do italiano Luca Bertacchi, do escritório MCA, do arquiteto Mario Cucinella, que abordou projetos inovadores com foco na mitigação dos impactos ecológicos e sociais. Ressaltou ainda o trabalho da ‘Building Green Futures’, organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da arquitetura verde e regeneração urbana. 

Pelo Brasil, subiram ao palco os arquitetos Roberto Aflalo, do escritório Aflalo & Gasperini, que apresentou os principais projetos e inovações criadas pela sua equipe, e Roberto Loeb, do escritório Loeb Capote Arquitetura, que enfatizou algumas soluções de fachadas utilizadas em seus projetos como a indústria de cosméticos Natura, o Edifício da Bayer, em São Paulo, e Santander Cultural, em Porto Alegre. O engenheiro Ricardo Ruther, da Universidade Federal de Santa Catarina, falou sobre as vantagens da utilização dos painéis fotovoltaicos, tecnologia existente há 60 anos, e sua integração na arquitetura – fachadas, brises e coberturas.

 Palestrantes do Talk Show

Para apresentar soluções em engenharia ambiental, Klaus Böde, engenheiro alemão, apresentou cases em que sua empresa, a Chapman BDSP, atuou e que foram executados em diferentes países – França, Gana e Brasil. Ele contou como realiza o processo para a identificação da fachada ideal. Também alemão, Winfried Heusler, abordou os princípios da parametrização em fachadas de grande complexidade e a importância de novas tecnologias computacionais para o futuro da arquitetura. “O Congresso apresentou as mais atualizadas soluções arquitetônicas em esquadrias e fachadas de alumínio. Esses ensinamentos serão levados para o dia a dia dos profissionais, com o objetivo de aprimorarem seu trabalho e, principalmente, oferecerem um produto com melhor conforto térmico e acústico aos consumidores”, afirma Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL.

A 5ª edição do ‘Vidrosom 2013’, realizado este ano no Congresso da AFEAL, abordou o papel das esquadrias e sua vinculação com as normas técnicas NBR 10.821 – Esquadrias Externas para Edificações - e NBR 15.575 – Desempenho das Edificações. O arquiteto Marcos Holtz discursou sobre o conforto acústico na arquitetura, destacando o papel das fachadas - vidros e caixilhos – e citou exemplos de aplicações. O francês Bruno Mauvernay, gerente da Saint Gobain Glass e responsável pelo mercado residencial do sul da Europa, relatou a existência dos diferentes selos de eficiência energética existentes em diversos países e mostrou qual a maneira para melhorar a qualidade e desempenho das janelas. Fechando o Vidrosom, Edison Claro de Moraes, presidente do Conselho da ProAcústica, explanou sobre a importância da norma de desempenho NBR 15.575 e como o mercado está se preparando para atendê-la.

As crianças vencedoras do Concurso de Desenho 2013 - Promovido pela VidroSom

Concurso de Desenho “A poluição sonora e minha vida”

Para encerrar o evento e discutir sobre o futuro do setor, reuniram-se no ‘Split de Responsabilidades’, representantes das principais entidades do setor da construção civil: Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL e moderador do debate; e os debatedores Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL; Mauricio Bianchi, vice-presidente do SindusCon-SP; Waldir Abreu, diretor de Assuntos Econômicos da Anamaco; Paulo Magalhães, vice-presidente da ABAL; Eduardo Castro Mello, diretor do Sinaenco; Henrique Cambiaghi, presidente do conselho da AsBEA; Nelson Firmino, consultor de esquadrias; José Carlos Noronha, coordenador do Comitê de Construção Civil da ABAL; e Erivan Boff, coordenador do Comitê de Extrusão da ABAL. 

Vinícius Veloso
55 11 3031-4326
55 11 3578-0130 
vinicius@viaverbo.com.br 
www.viaverbo.com.br

Publicado: 01/11/13.

Publicidade