Notícias & Negócios > Alcoa investe em técnica inovadora de reabilitação em Poços de Caldas

Utilização de polímero hidrogel e de lona gera ganho ambiental com a retenção de água e nutrientes, além de possibilitar redução de até 20% dos custos de plantio

Alcoa Alumínio

 

São Paulo, 22 de julho de 2014 - Reconhecida como uma empresa pioneira em ações de sustentabilidade, a unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) aposta em uma nova técnica de manejo de áreas em processo de reabilitação, realizado após a mineração da bauxita. Em fase experimental, o projeto inovador permite que as mudas sejam plantadas mesmo no inverno, quando o clima é menos favorável ao plantio. De acordo com os resultados obtidos, a nova técnica possibilita redução em até 20% nos custos com manutenção de plantio.

O resultado foi alcançado com o uso do hidrogel, um polímero de alta qualidade que tem grande capacidade de absorção de água. O sistema mantém a terra irrigada por mais tempo, retendo a água e facilitando a absorção dos nutrientes. Além disso, a utilização de uma lona no entorno da muda auxilia na proteção das plantas contra as espécies gramíneas exóticas. Bastante usada na agricultura, especialmente no plantio de café e eucalipto, essa técnica nunca havia sido testada para a reabilitação de áreas mineradas.

Até o momento, 700 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica foram plantadas seguindo a técnica desenvolvida pela Alcoa. Devidamente etiquetadas e catalogadas, as plantas usadas nestes processo são acompanhadas por meio de um inventário florestal que tem a função de registrar informações como a mensuração do diâmetro do colo da muda e sua altura, assim como o seu estado fitossanitário e vigor.

“Sem dúvida, trata-se de um trabalho científico pioneiro, desenvolvido após muito estudo e esforços de toda a nossa equipe de pesquisadores. Agora, além de economizar recursos, poderemos realizar as ações de replantio até mesmo nos períodos de seca, agilizando o processo. Mais uma vez, a Alcoa reforça o seu compromisso com as comunidades em que atua, cuidando e revitalizando as áreas mineradas”, afirma João Batista Menezes, diretor Corporativo de Saúde, Segurança, Meio Ambiente & Sustentabilidade e de Operações da unidade de Poços de Caldas. 

Sobre a Alcoa 

A Alcoa opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 5,7 mil pessoas e possui seis unidades produtivas, centro de distribuição e escritórios nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em 2013, a empresa foi considera uma das empresas-modelo em seu setor e na categoria Relacionamento com Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela 12ª. vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter emtwitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

CDI Comunicação Corporativa 

Everton Vasconcelos (11) 3817-7947 | everton@cdicom.com.br

Anaísa Silva (11) 3817-7917 | anaisa@cdicom.com.br

 

Fonte: Revista Vidro & Alumínio

Publicidade