Notícias & Negócios > Conheça as principais fontes de energia para sua casa

Da energia hidrelétrica a energia sustentável

Conheça as principais fontes de energia para sua casa

As fontes de energia são os recursos responsáveis para alimentar lâmpadas, aparelhos e equipamentos industriais que precisam de eletricidade para funcionar.


Existem diversos meios de geração de energia. Entre os mais utilizados estão a energia hidrelétrica, que abastece 90% das casas brasileiras e a nuclear, responsáveis por abastecer 10% das residências.

Por mais que sejam fundamentais, esses tipos de geração de energia causam grandes danos ao meio ambiente, e a preocupação com a sustentabilidade fez com que cada vez se pensassem em fontes naturais na produção de eletricidade sustentável.

Esses tipos de fontes são conhecidos como recursos de energia limpa, pois elas ajudam a reduzir o consumo de água e reduz a necessidade da energia nuclear.

Veja nesse texto as principais fontes limpas para geração de energia elétrica e como elas podem ser utilizadas na sua casa.


Energias renováveis e não renováveis

Com a preocupação sustentável cada vez mais presente na sociedade atual, a preocupação com o tipo de fonte de energia utilizada é bastante comum.

Essas fontes geradoras de energia se dividem em duas: renováveis e não renováveis, cada uma delas com suas características.

As energias não renováveis são aquelas fontes naturais que, quando utilizadas por completo, não se regeneram, tornando-se recursos estratégicos para os países detentores.

Um exemplo de energia não renovável é a energia nuclear, que é gerada por meio da água aquecida até virar vapor que ativa os geradores e cria a reação nuclear.

Já as energias renováveis são elementos naturais de geração de eletricidade que se regeneram constantemente, podendo ser utilizadas sem preocupações.

A biomassa é um exemplo de energia renovável. Ela é utilizada por meio da combustão de material orgânico, como esterco de vaca, madeira e óleo vegetal.


Tipos de energias limpas

A busca por fontes limpas e renováveis tornou-se cada vez mais presentes no mundo atual. Existem duas razões principais para essa mudança, a primeira é a menor dependência do petróleo e a segunda é o combate à poluição.

Alumifix Solar Gerador Perfis Paineis Solares

 

Existem várias fontes de energia sustentável e as mais utilizadas para eletricidade das casas são:


Energia fotovoltaica

Também conhecida como energia solar, essa fonte energética é formada por painéis que absorvem a luz do sol e transformam em eletricidade.

Esses painéis criam o efeito fotovoltaico que ocorre quando a luz solar, por meio dos fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica e é enviada por meio de um transformador de energia.

Além da sustentabilidade, os principais benefícios da energia solar é a economia energética, que chega até 90% na conta de luz.


Energia eólica

Criada nos anos 70 devido a falta de petróleo, a energia eólica é gerada pela força do vento, que ligadas a gerador eólico as turbinas ao serem alcançados pelo vento ligam o gerador, responsável por produzir energia elétrica.

Seu principal benefício é a sustentabilidade, devido a energia eólica não poluir o meio ambiente e também contribui para redução na conta de energia, já que o custo de produção eólica é inferior a energia hidráulica.


Use energias limpas na sua casa

A preocupação energética é cada vez mais comum nos dias atuais, porque a busca por fontes geradoras de energia limpas e renováveis para economizar gastos e não poluir o meio ambiente.

Um exemplo de energia limpa é a fotovoltaica, formada por painéis solares que absorvem a célula fotovoltaica responsável por gerar energia elétrica. Ela ajuda na redução no consumo de energia, podendo chegar até 90%.

Outro exemplo de energia limpa é a eólica, que reduz os custos com eletricidade e ajuda o meio ambiente, por meio da geração energética pelo vento até as turbinas, que com o uso de um gerador.

Com essas energias limpas, sua casa vai contribuir com o meio ambiente e ainda vai gastar pouco, unindo o útil e o agradável na escolha das fontes de energia.

Publicidade