Notícias & Negócios > Conheça os tipos de persianas e cortinas mais vendidas no Brasil

Alguns modelos se destacam devido à versatilidade e valor agregado ao ambiente.

Conheça os tipos de persianas e cortinas mais vendidas no Brasil

 

As persianas foram se desenvolvendo através do tempo e cada dia mais se incorporando ao design e decoração dos lares e escritórios ao redor do país. Como em todo tipo de produto, alguns modelos possuem maior procura, mas devido à larga extensão territorial do Brasil e sua diferença climática, cada região opta, preferencialmente, por um tipo de persiana.

De acordo com Maurício de Queiroz, diretor financeiro da Bedeque Persianas, nas regiões litorâneas há uma grande concentração de persianas verticais de PVC, devido a fácil limpeza e por não sofrerem as ações causadas pela maresia. Enquanto nos grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio de Janeiro, há uma grande quantidade de cortina rolo com tecido screen (filtra sol), devido aos decretos municipais relacionados ao envidraçamento das varandas de prédios residenciais. “Este tipo de tecido consegue bloquear parcialmente o calor e os raios UVA/UVB diminuindo a temperatura dos ambientes”, explica.

Essa variação na escolha é influenciada pelo material da persiana, que pode ser mais leve ou mais pesado e incluir algumas tecnologias, porém são poucos detalhes que fazem a diferença. Queiroz pontua que, basicamente, a montagem de uma persiana é feita com perfis de alumínio, tecido e acessórios plásticos, adicionando, quando necessário, um mecanismo de giro e elevação.

Lauro Miguel Alttomar, diretor executivo da Scenare Cortinas e Persianas, comenta que as persianas horizontais em madeira e sintéticas em 50mm são as mais vendidas na empresa, complementadas pelas cortinas rolô e cortinas romanas. Alttomar também destaca que, para esse ano, as novidades no mercado de persianas irão se inspirar em uma forte tendência vinda da Europa, que são as cortinas plissadas ou celulares. “Embora muito versáteis, estes modelos não são muito difundidos no mercado nacional, porém a cada ano, as vendas possuem um ligeiro acréscimo”. Na parte técnica, equipamentos para confecção de produtos receberão ajustes para melhoria em corte de tecido; no quesito design, durante a última edição da Milão-It os tons claros e suaves se mostraram ótimas apostas.

tipos de persianas e cortinas mais vendidas no Brasil

 

 

As campeãs de vendas possuem aplicações mais tradicionais, porém algumas são mais versáteis, como a rolô, que se adequa a qualquer ambiente devido à variedade de tecidos e vem sendo muito bem aceita no Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Persianas, Cortinas e Toldos (Abrape), esta persiana teve aumento de 31% em vendas no período de 2016-2017, para as empresas que participaram da enquete.


Enquanto isso, as cortinas romanas possuem função mais decorativa e são usadas em ambientes mais aconchegantes como dormitórios, salas de estar e pequenos escritórios, enquanto as horizontais de 50mm são mais clássicas. Por serem mais pesadas visualmente e mecanicamente, atendem locais corporativos como salas de reunião, salas de residências que necessitem de uma certa divisão de ambiente e também banheiros mais sofisticados. “Como estamos falando de proteção solar, é interessante que todos os cômodos da residência ou local de trabalho possuam uma persiana ou cortina”, observa o executivo da Bedeque.

 

persianas e cortinas mais vendidas no Brasil

 

 

A instalação de uma persiana ou cortina é um processo simples e pode ser feito em casa pelo próprio comprador, mas é interessante a escolha de um profissional para evitar acidentes ou defeitos na peça.
A Abrape projeta que em 2018 o setor voltará a crescer, pois possui produtos de qualidade e espaço para negócios prósperos, o ideal é ressaltar a praticidade e os benefícios desses produtos para o bem-estar dos brasileiros.

Todas estas tendências de tecnologia, design e inovação em cortinas e persianas podem ser encontradas na feira R+T South America, que acontece no São Paulo Expo, entre os dias 9 a 12 de maio de 2018.

Para mais informações, acesse: http://www.rt-southamerica.com/ .


Fonte: Comunicação R+T South America

 

Publicidade