Notícias & Negócios > Contramarco

No ramo de esquadrias este item é indispensável em sua instalação.

Contramarco

 

contramarco é uma peça para moldura das esquadrias, feita em alumínio natural, fundamental para a perfeita vedação e funcionamento da esquadria. Serve também como medida-base ou “gabarito”, para o enquadramento do vão. 

 

Contramarco

 

O contramarco possibilita que a instalação das esquadrias seja realiza na etapa final da obra, evitando danos à esquadria decorrentes de uma obra, como: o acumulo de poeiras, riscos causados por detritos e amassados, entre outros.

A peça é chumbada diretamente no vão da janela ou porta, com cimenticola de areia e cimento, na etapa do reboco interno e externo da residência.

Contramarco Modelos

 

Este item essencial na esquadria pode ser chumbado (instalado) na face interna do vão, na face externa ou no meio do vão. Na verdade, a posição depende do projeto. Normalmente, nas esquadrias entre vãos o contramarco é instalado na face interna.

Em fachadas continuas, o contramarco é instalado na face externa. Se o contramarco for instalado na face interna ou no meio do vão é imprescindível não esquecer de dar a declividade adequada para a queda natural da água sobre o peitoril.

Na face superior, é conveniente que a declividade seja invertida, isto é, paralela com a declividade do peitoril. 

Abaixo alguns exemplos.

 

Contramarco Instalação

 

Além de facilitar, vedar e dar um perfeito funcionamento à esquadria, o contramarco é um perfil extrudado feito para receber a guarnição interna (“arremate”). Possibilita também a retirada da esquadria para uma futura manutenção nos componentes (rolamentos, guias deslizantes, etc), vantagens que só uma esquadria de alumínio com contramarco pode oferecer.

Contramarco


Publicidade