Notícias & Negócios > ExpoAlumínio vem para alavancar ainda mais os negócios de toda a cadeia produtiva

Principal evento para o setor espera receber 10 mil visitantes entre os dias 3 e 5 de setembro, no São Paulo Expo

ExpoAlumínio 2018 Credencie-se

 

A ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio, considerado o principal evento e de referência do setor do alumínio da América Latina, vem para alavancar ainda mais os negócios de toda a cadeia produtiva, da bauxita à reciclagem. A cerimônia de abertura será na próxima segunda-feira, dia 3, às 10h30, no São Paulo Expo. O evento ocorrerá até o dia 5 de setembro e vai reunir mais de 10 mil visitantes em três dias.

Com uma área de exposição de mais de 10 mil metros quadrados, a ExpoAlumínio vai contar com a presença de fornecedores de toda a indústria do alumínio como: Alcoa, CBA, Hydro, Novelis, ReciclaBR, Unic Brasil, Metalur, AE3D, Alum, Multiaços, Exco, Conemag, Prolind, Profilglass, Euroimpianti, Omega, Mextra, Almeida Metais, Euro Air Brasil e Pyrotec.

De acordo com o diretor da ExpoAlumínio 2018, Leandro Lara, serão mais de 140 marcas nacionais e internacionais em exposição provenientesde países como Espanha, Canadá, China, Estados Unidos e Itália. “A ExpoAlumínio é um evento consolidado no mercado e palco de inovações do segmento. Uma das propostas é conectar fornecedores aos seus compradores atuais e auxiliar essas empresas a desbravarem novos mercados”, aponta.

É o que aposta a Hydro, que verticaliza sua produção no país, começando com a produção de bauxita, alumina calcinada, alumínio primário e extrudados, fortalecendo toda a cadeia de fornecedores e atende diferentes indústrias no Brasil e no mundo. “Consideramos este um dos eventos mais importantes para reforçar o uso estratégico do alumínio como elemento para o desenvolvimento industrial, inovação contínua e modernização de produtos. Nossa empresa também verifica que esta é uma oportunidade única para construir relacionamentos com clientes novos e existentes, dialogar com fornecedores e apresentar seu portfólio robusto”, enfatiza John Thuestad, vice-presidente-executivo de Bauxita & Alumina da Hydro.

A Novelis, principal fabricante de produtos laminados planos e também a maior recicladora mundial de alumínio, acredita que a ExpoAlumínio é o local ideal para a troca de conhecimento e geração de novos negócios. “Eventos dessa importância oferecem a chance de encontrar os principais players do mercado, contribuem para a sustentabilidade da indústria e promovem debates que fomentam o crescimento do setor”, analisa Guilherme Superbia, gerente de Excelência Comercial e Marketing da Novelis.

“Nos últimos três anos, a CBA vem passando por um movimento importante de transformação, que denominamos de CBA do Futuro. Definimos e implementamos a nossa nova estratégia de negócio, saindo de um mindset  de produtor de alumínio para provedor de soluções e serviços, por meio da co-criação com os nossos clientes e parceiros; além de dividir a atuação da Companhia em três negócios diferentes: Energia, Primários e Transformados. Também fizemos o spin-off da Nexa (antiga Votorantim Metais), nos tornando uma empresa autônoma com o seu próprio Conselho de Administração no portfólio da Votorantim e temos investido fortemente na evolução da nossa cultura organizacional. Tudo isso culminou no desenvolvimento e no lançamento da nova Marca da CBA. Assim, a nossa participação na ExpoAlumínio vem coroar todas essas iniciativas e consolidar o nosso reposicionamento no mercado”, comenta Ricardo Carvalho, CEO da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio.

A Tecalex, especializada em fornecer equipamentos para a extrusão, considera a ExpoAlumínio como um dos eventos mais importante na América Latina e quer aproveitar o momento favorável do mercado para o setor. “O Brasil vai aos poucos acelerar os investimentos e acreditamos que a saída da crise será uma realidade muito próxima, com isso o mercado de alumínio  vai crescer novamente”, aposta o executivo Wesley Cardoso.

Presente nas duas últimas edições, o Grupo Recicla BR acredita que a ExpoAlumínio possibilita novos contatos, conhecer novidades e prospectar novos clientes. “Por ser um evento completo do setor de alumínio, é importante para conhecermos novidades e fazermos contatos. Com isso, nos prepararmos para os principais desafios futuros que envolvem a busca por processos inovadores que gerem competitividade na indústria”, explica Mario Fernandez, CEO do Grupo Recicla BR.

Maria Cristina Macedo, representante comercial da Unic Brasil, acredita que a ExpoAlumínio será a oportunidade do mercado conhecer pessoalmente o que há de melhor e mais moderno no mundo no segmento de máquinas, em especial Equipamentos de Injeção de Alumínio e Máquinas Operatrizes. 

Congresso Internacional do Alumínio 

De forma inédita, o 8º Congresso Internacional do Alumínio será realizado no mesmo piso da ExpoAlumínio e de forma simultânea. Com o tema principal “Tendências mundiais do alumínio e a inserção do Brasil nesse cenário”, o evento terá mais de 70 horas de conteúdo e contará com 15 painéis, apresentação de 72 papers e 60 keynote speakers.

A cerimônia de abertura do Congresso Internacional do Alumínio será na segunda-feira, dia 3, às 10h45, e contará com palestras da consultora principal do Metal Bulletin,KristineVeitch, e do economista-chefe do Bradesco por 14 anos, fundador e diretor da OMR Barros Consulting, Octavio de Barros. Kristine vai falar sobre o efeito China no mercado de alumínio e Barros abordará o cenário macroeconômico brasileiro.

Na sequência, será realizado um painel com a presença dos CEOs da Alcoa, da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), da Norsk Hydro e da Novelis, moderado pelo presidente-executivo da ABAL, Milton Rego.

Sob a curadoria da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, o Congresso é direcionado aos profissionais da indústria brasileira e global, representantes da academia, pesquisadores e estudantes.A programação contará com conteúdo ministrado por membros do World Aluminum, European Aluminium, Australian Aluminium Council e Global alumminium foil roller initiative e instituições governamentais do Brasil ligadas à inovação, pesquisa e financiamento.

As apresentações abordarão o cenário global e nacional, com a realização de painéis que proporcionarão uma visão do Brasil e do mercado global, tendências e discussões técnicas com a presença de palestrantes exponenciais e marcas reconhecidas.

“Não é fácil encontrar um Congresso na América Latina com a alta qualidade que possuem os principais oradores e conteúdo que traremos, especialmente quando falamos em alumínio. Estamos muito satisfeitos em entregar este projeto com a presença impressionante de marcas relevantes, como CRU, Metal Bulletin, Platts, Delloite, Mintel, Euromonitor, Ford, GM, Volkswagen, Embraer, Mercedes-Benz e Nespresso”, aponta Milton Rego, presidente executivo da ABAL.

 “Estamos trazendo para o centro das atenções, diferentes visões e atores para impulsionar a discussão do desafio e da inovação na produção, transformação e reciclagem de alumínio e suas aplicações nos principais mercados consumidores”, acrescenta Rego.

A proposta de integrar os dois eventos vem para otimizar a experiência para expositores e compradores, ampliando as oportunidades de networking e negócios com os profissionais e especialistas da indústria.

Hub Tecnológico 

O Hub Tecnológico da ExpoAlumínio será o palco para as empresas apresentarem suas tecnologias, tirarem dúvidas e ainda fazerem network.O espaço traz a oportunidade de interação com o público de interesse e ainda prospectar novos negócios em segmentos diferentes do que a empresa já atua.

Cluster Startup Inovação

A ExpoAlumínio vai contar com um espaço dedicado para debate de tendências e desafios, além de apresentação das mais recentes inovações tecnológicas. É o Cluster Startup Inovação que contará com projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva, Internet das Coisas, Big Data, Realidade Virtual, Economia Compartilhada, Realidade Aumentada e Inspeção Visual. O espaço contará com a participação das Startups: 33Robotics (movimentação de cargas com robôs autônomos), Aiko (gerenciamento, monitoramento e automação de veículos industrias), AMS Brasil - Advanced Manufacturing Systems (Impressão 3D de metais0, BirminD Otimização Industrial (industrial analytics), dLieve (rastreabilidade e gestão logística em tempo real0, DR1 (monitoramento e inspeção visual com drones), Intelup (inteligência industrial), JettaCargo (otimização de cargas em 3D), Novidá (integração dos processos homem-máquina), Peerdustry (manufatura industrial compartilhada, Print Mobi (design e impressão 3D de móveis), Shopper Update Management (realidade aumentada instantânea), Tau Flow (fluidodinâmica computacional 3D), TruckPad (logística disruptiva e compartilhada) e xGB (treinamentos e visitas técnicas virtuais imersivas).

Casa do Alumínio

O projeto inédito “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design”vem para mostrar a importância do metal nessas aplicações e como ele está inserido no dia a dia das pessoas. A iniciativa será inaugurada durante eventos da indústria do alumínio, para mostrar como o metal está presente na arte, design e no cotidiano das pessoas em diversas aplicações.

Uma realização do Ministério da Cultura-Lei Rouanet e da Quattro Projetos, com chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e patrocínio das empresas associadas: Alcoa, Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), Hydro e Novelis, o projeto é inédito e será apresentado pela primeira vez durante a ExpoAlumínio 2018 – Exposição Internacional do Alumínio – e o 8º Congresso Internacional do Alumínio.

Para mostrar a presença do alumínio no cotidiano das pessoas será montada uma casa cenográfica ocupando 100 m2, composta por espaços como quarto, copa, living, banho, varanda e garagem. “A proposta da instalação é mostrar essa presença, muitas vezes imperceptível, porém fundamental do alumínio em uma casa, proporcionando conforto, bem-estar, praticidade e segurança nas vidas das pessoas. Trata-se de um material que, por suas características intrínsecas, já está consagrado em algumas aplicações na arquitetura e tem conquistado a preferência de projetistas de outros setores”, explica a arquiteta Magda Reis, consultora do projeto.

A visita à “Casa do Alumínio” será gratuita e os visitantes poderão ampliar sua experiência por meio de conteúdos em tablets e vídeos curtos que explicarão os benefícios e aplicações do alumínio em cada item da casa. Assim, poderão conhecer mais sobre arte e design, a história do metal e sua aplicação em transportes, embalagens, utilidades domésticas e construção civil.

Sobre a ExpoAlumínio

A ExpoAlumínio integra a comunidade global de eventos Aluminium: um portfólio global de eventos do setor, que promove negócios e conteúdo para a indústria do alumínio e seus profissionais ao redor do mundo. O grupo conta com seis eventos que ocorrem em seis países diferentes. Ao todo, os eventos espalhados pelo mundo reúnem mais de 60 mil visitantes e três mil expositores.

No Brasil, a ExpoAlumínio é realizada pela Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, também responsável pela curadoria do Congresso Internacional do Alumínio, e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.   

Sobre a ABAL

Fórum legítimo do setor, desde 1970, a Associação Brasileira do Alumínio defende os interesses das empresas que atuam diretamente ou dependem da indústria do alumínio. A entidade representa o setor junto ao governo e à sociedade, além de participar de fóruns e eventos relacionados aos negócios de seus associados. Mantém, ainda, parceria com federações e outras associações para ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. Disseminadora de conhecimento, a ABAL responde pela elaboração das normas técnicas para processos e produtos da cadeia do alumínio, além de contribuir com a capacitação profissional por meio de cursos, palestras e seminários em diversas áreas. É missão da entidade tornar a indústria do alumínio mais sólida, forte e competitiva. 

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado

A Reed Exhibitions é uma empresa líder mundial na organização de feiras e eventos com atuação em 38 países e 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

No Brasil, organiza mais de 40 feiras em todo o território nacional entre eventos de negócios e voltados ao consumidor final. Anualmente recebe mais de 5 mil expositores e mais de 1 milhão de visitantes em seus eventos.

A Reed Exhibitions Alcantara Machado está comprometida com o desenvolvimento dos mercados em que atua e com a geração de negócios a toda a cadeia.

Publicidade