Notícias & Negócios > Guia de Esquadrias para Edificações

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em correalização com o Senai Nacional e entidades do setor, lança a publicação “Esquadrias para Edificações – Desempenho e aplicações”.

Guia de Esquadrias para Edificações

Atendendo à demanda do setor, inclusive de construtoras e incorporadoras

A produção de conteúdo do guia contou com a participação da Afeal, que lançará em breve os manuais de Uso, Operação, Manutenção e Limpeza de Esquadrias, Fachadas de Alumínio e Guarda-corpos e o de Introdução à NBR 15.575 – vida útil de esquadrias de alumínio.

O objetivo da Cbic é orientar a especificação, aquisição, instalação e a manutenção de esquadrias (portas, janelas e elementos de fachada) de diversos tipos e materiais, incluindo componentes, em conformidade com as normas técnicas da ABNT e as orientações dos fabricantes, visando o atendimento aos requisitos e critérios de desempenho em edificações.

Segundo Fabíola Rago Beltrame, coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Cbic e coordenadora da Comissão de Estudos da ABNT –CEE 191 – Esquadrias para Edificação, “a norma de esquadrias é nova e complexa.

Fizemos um manual de como especificar uma esquadria. Juntamos as informações de diversas entidades e isso passou pelo crivo de quem efetivamente usa, como Secovi [Sindicato da Habitação] e Sinduscon [Sindicato da Indústria da Construção Civil]”.

 

Sobre a CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC foi fundada em 1957, no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de tratar de questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário, e de ser a representante do setor no Brasil e no exterior. Sediada em Brasília, a CBIC reúne 85 sindicatos e associações patronais do setor da construção, das 27 unidades da Federação.

A CBIC representa politicamente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção, em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

Dirigida por um Conselho de Administração eleito pelos associados, a CBIC atua por meio das suas cinco comissões técnicas, duas delas voltadas para as atividades-fim: Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) e Indústria Imobiliária (CII). Outras três comissões estão voltadas para as atividades-meio: Política e Relações Trabalhistas (CPRT), Materiais, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) e Meio Ambiente (CMA). A entidade conta ainda com três fóruns voltados para atividades específicas: Fórum de Advogados (FA), Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) e Fórum dos Seconcis. Além do Banco de Dados.

A CBIC representa internacionalmente a indústria brasileira da construção. Também integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), filiada à Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA). A FIIC, representante do setor da construção em toda a América Latina, compõe, em conjunto com entidades internacionais de outras regiões geográficas, um organismo responsável pelo intercâmbio mundial do setor.

 

Fonte: AFEAL

Publicidade