Notícias & Negócios > Seminário VidroSom 2014

Vidrosom quebra paradigmas e apresenta Inovações Tecnológicas

Seminário VidroSom 2014 - Inovações Tecnológicas

 

A 6ª edição do VidroSom (Seminário de Soluções Acústicas em Vidro) está marcada para o próximo dia 12 de novembro, a partir das 13 horas, no Espaço Milenium, em São Paulo. Desta vez, o evento vai debater as principais “Inovações Tecnológicas” definidas a partir de estudo de casos desenvolvidos por especialistas da área. 

Em sua palestra, o empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som, vai lançar a seguinte questão: “Qual a influência dos vidros nas janelas”? Ao mesmo tempo, promete quebrar paradigmas e derrubar, por meio de ensaios, a tese de que “quanto menor a janela, melhor seu desempenho”. 

Como exemplo de inovação, vai apresentar a “Janela do Futuro”. Desenvolvida pela Atenua Som, a nova janela capta energia solar tanto pela placa do parapeito como pelo vidro. Além disso, possui sensor de temperatura, de claridade ou presença, luz de emergência e entrada de USB para carregar celular. Possui também um micro controlador conectado com a Internet que pode ser configurado via aplicativo. 

No programa, destaque também para as palestras de Carlos Henrique Mattar, gerente de Desenvolvimento de Produtos da CEBRACE, que irá abordar como o vidro tem se transformado nos últimos anos, seus principais benefícios e diferenciais. “A ideia é situar as novas aplicações dos vidros na acústica, com dados técnicos, cases e exemplos de aplicação”, frisou; e do arquiteto Marcos Holtz, sócio da Harmonia Acústica, que vai destacar a Acústica aplicada em edificações. 

Já o empresário Jose Guilherme Aceto, diretor da AVEC, vai abordar o tema Inovação e Tecnologia nas Esquadrias; e a engenheira civil, Michele Gleice da Silva, diretora técnica do ITEC (Instituto Tecnológico da Construção Civil), vai apresentar um panorama dos ensaios acústicos realizados em esquadrias de empresas inscritas no PSQ (Programa Setorial da Qualidade) da AFEAL. 

Dirigido para arquitetos, especificadores, profissionais dos setores de vidros, esquadrias e acústica, o evento tem o patrocínio exclusivo da CEBRACE, apoio da AVEC Design, AFEAL, ITEC e ProAcústica. E, como em anos anteriores, tem cunho social. O dinheiro arrecadado com as inscrições será revertido para a Nova 4E - Entidade Especializada em Pessoas Especiais, do bairro da Mooca (SP). Além disso, alunos de escolas da rede pública participarão de um concurso de desenho sobre poluição sonora. Outro destaque: lançamento do livro “Perturbações Sonoras nas Edificações Urbanas”, do advogado Waldir de Arruda Miranda Carneiro, em sua 4ª edição, que relata diversos processos judiciais abertos por conta do barulho provocado por construtoras, igrejas, discotecas e vizinhos, por exemplo. 

Evento consolidado

Criado pelo empresário Edison Claro de Moraes, diretor geral da Atenua Som, e vice-presidente da ProAcústica, o VidroSom consolida-se como importante ferramenta de informação e capacitação técnica para os profissionais do setor sobre o valor agregado e a capacidade acústica do vidro. As duas primeiras edições foram realizadas no MAM (Museu de Arte Moderna), no Ibirapuera, em São Paulo: em 2009, foram apresentadas soluções técnicas e os sistemas eficazes para montar barreiras sonoras em ambientes comerciais, industriais e residenciais; e em 2010, foram discutidas as novas perspectivas e os desafios da construção civil envolvendo o vidro. Já em 2011, o evento saiu de São Paulo e foi para o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no Rio de Janeiro, e destacou as soluções acústicas para combater a poluição sonora; em 2012, mudou de capital novamente e foi realizado no auditório do Sinduscon-PR, em Curitiba, e abordou estudos de casos e a Norma de Desempenho 15.575. No ano passado, voltou pra São Paulo e teve como tema central o papel das esquadrias no desempenho das edificações e foi realizado, simultaneamente, ao Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas da AFEAL. 

Mais informações:

Ópera Marketing
Jornalista Responsável: Ailton Fernandes (MTb 12.642)
ailton@operamarketing.com.br
Fone: (11) 2268-3191

Publicidade