Notícias & Negócios > Termomecanica vai investir mais de R$ 5 milhões para dobrar a produção de Alumínio em 2019

Apostando neste mercado, a empresa participa pela primeira vez da ExpoAlumínio, em São Paulo

Termomecanica ExpoAluminio

Os novos investimentos, somados aos realizados até o momento, totalizarão R$ 32 milhões na unidade de fabricação da nova linha que, no momento, atende principalmente os segmentos de energia e refrigeração. 

 

A linha de produção de Alumínio da Termomecanica, empresa líder do setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas, vem apresentando um crescimento consistente.

A fábrica instalada em uma das unidades em São Bernardo do Campo já opera em três turnos e com 95% da sua capacidade total de produção. A companhia, que tem a expetativa de dobrar a capacidade produtiva em 2019, participará da edição 2018 Expo Alumínio, com o objetivo de mostrar sua oferta diferenciada durante o evento, o único na América Latina a contemplar toda a cadeia produtiva do alumínio.

Investimentos da ordem de R$ 5 milhões em novos equipamentos, além dos R$ 27 milhões que já foram aplicados na unidade desde 2017 quando entrou em operação, estão previstos para os próximos meses para garantir o aumento da capacidade.

"Há um grande potencial para o Alumínio por conta da versatilidade e variedade de aplicações que comporta. É um metal alternativo ao Cobre para o setor de refrigeração; ao aço na indústria automobilística; e ao papel, plástico e vidro no setor de embalagem, apenas para citar alguns exemplos", explica Pedro Torina, diretor de operações industriais da Termomecanica.

A produção de Alumínio da Termomecanica atualmente está atendendo os segmentos GTD (Geração, Transmissão e Distribuição de energia) com barramentos elétricos para instalações residenciais, prediais, industriais e em projetos de maior porte; e o mercado de fabricação de tubos para refrigeração, condensadores, radiadores. Fora isso, a empresa também tem se beneficiado do processo de substituição das antenas analógicas pelas digitais, já que o Alumínio é um dos componentes desses produtos.

Para a TM, participar da Expo Alumínio é uma ótima oportunidade não só de mostrar sua expertise, mas de aprender também. "Somos conhecidos pela transformação de cobre, mas queremos mostrar que também somos especialistas nesse segmento do alumínio. Além disso, é uma ótima oportunidade em conhecer as pessoas interessadas e os materiais novos do mercado", conta Paulo Cezar Marins Pereira, superintendente de vendas e marketing da TM.

Assim como acontece com o Cobre, em futuro próximo, a TM também atenderá necessidades especiais dos clientes com a fabricação de ligas de Alumínio mais complexas, de maior valor agregado e que, normalmente, não são foco dos fabricantes em nível mundial, o que criará boas oportunidades no mercado internacional, assim como localmente.

A 7a Expo Alumínio acontece do dia 3 a 5 de setembro no São Paulo Expo.

 

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Recentemente, passou a fabricar também produtos em Alumínio. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa mantém programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. A Termomecanica e demais empresas que compõem a divisão de semielaborados do grupo contam com cerca de 1.700 empregados, três fábricas no Brasil (duas em São Bernardo do Campo – SP e uma em Manaus - AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Tortuguitas, na Grande Buenos Aires), além de dois Centros de Distribuição no Brasil, (São Bernardo do Campo - SP e Joinville - SC).

A Termomecanica, posicionada em 574ª posição na edição 2016 do ranking "Maiores e Melhores" da Revista Exame, faz parte do seleto grupo de empresas que integram a lista desde a sua primeira publicação, em 1974.

 

Sobre a ExpoAlumínio

A ExpoAlumínio integra a comunidade global de eventos Aluminium: um portfólio global de eventos do setor, que promove negócios e conteúdo para a indústria do alumínio e seus profissionais ao redor do mundo.O grupo conta com seis eventos que ocorrem em seis países diferentes. Ao todo, os eventos espalhados pelo mundo reúnem mais de 60 mil visitantes e três mil expositores.

No Brasil, a ExpoAlumínio é realizada pela Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, também responsável pela curadoria do Congresso Internacional do Alumínio, e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara MachadoA Reed Exhibitions é uma das maiores empresas na organização de feiras e eventos com atuação em 30 países e 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

No Brasil, organiza mais de 35 feiras em todo o território nacional entre eventos de negócios e voltados ao consumidor final. Anualmente, recebe mais de 11 mil marcas expositoras e mais de 2 milhões de visitantes em seus eventos.

A Reed Exhibitions Alcantara Machado está comprometida com o desenvolvimento dos mercados em que atua e com a geração de negócios a toda a cadeia.

Agosto/2018.

 

 

Publicidade